Notícias

“Eles Matam Mulheres”, documentário produzido pela TV Cultura, ganha prêmio Vladimir Herzog

Documentário produzido pela jornalista Vanessa Lorenzini conquistou o prêmio na categoria de melhor Produção Jornalística em Vídeo


17/10/2021 15h58

O jornalismo da TV Cultura é vencedor do 43º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O documentário “Eles Matam Mulheres”, produzido pela jornalista Vanessa Lorenzini, ganhou na categoria Produção Jornalística em Vídeo. A solenidade de premiação acontecerá no próximo dia 25 de outubro.

O documentário percorre quase 40 anos de luta contra a violência de gênero a partir das histórias de 13 mulheres. O especial destaca casos anônimos e também relembra crimes que chamaram a atenção da mídia.

As sobreviventes de tentativas de feminicídio relatam suas vivências em primeira pessoa, enquanto as vítimas fatais ganham voz através de amigos e familiares. Os julgamentos são detalhados pelos promotores e advogados de acusação e defesa. Já especialistas analisam diversos aspectos relacionados ao feminicídio, como, por exemplo, o menosprezo à condição da mulher.

Leia também: CPI da Covid no Rio Grande do Norte investiga ex-ministro dos governos Lula e Dilma

O prêmio Vladimir Herzog é um dos mais tradicionais do jornalismo brasileiro e é concedido desde 1979 para trabalhos que valorizam a democracia e os direitos humanos.

A produção da TV Cultura competia com outras duas produções: “Parou por quê? A reforma agrária no governo Bolsonaro”, do Repórter Brasil do UOL, e “Pobreza Menstrual”, da Rede Globo.




ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças