O jornalismo da TV Cultura é vencedor do 43º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O documentário “Eles Matam Mulheres”, produzido pela jornalista Vanessa Lorenzini, ganhou na categoria Produção Jornalística em Vídeo. A solenidade de premiação acontecerá no próximo dia 25 de outubro.
O documentário percorre quase 40 anos de luta contra a violência de gênero a partir das histórias de 13 mulheres. O especial destaca casos anônimos e também relembra crimes que chamaram a atenção da mídia.
As sobreviventes de tentativas de feminicídio relatam suas vivências em primeira pessoa, enquanto as vítimas fatais ganham voz através de amigos e familiares. Os julgamentos são detalhados pelos promotores e advogados de acusação e defesa. Já especialistas analisam diversos aspectos relacionados ao feminicídio, como, por exemplo, o menosprezo à condição da mulher.
Leia também: CPI da Covid no Rio Grande do Norte investiga ex-ministro dos governos Lula e Dilma
O prêmio Vladimir Herzog é um dos mais tradicionais do jornalismo brasileiro e é concedido desde 1979 para trabalhos que valorizam a democracia e os direitos humanos.
A produção da TV Cultura competia com outras duas produções: “Parou por quê? A reforma agrária no governo Bolsonaro”, do Repórter Brasil do UOL, e “Pobreza Menstrual”, da Rede Globo.
REDES SOCIAIS