Ministério Público investiga Ministério de Damares por não utilizar verba disponível na pasta
Pelas redes sociais, a ministra disse que utilizou sim a verba do Ministério, fez parcerias e questionou os denunciantes
18/10/2021 17h52
O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar os baixos investimentos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mesmo tendo orçamento disponível. A pasta é comandada por Damares Alves e os gastos são referentes ao ano de 2020.
Segundo o levantamento da MPF, a pasta gastou apenas 44% dos orçamento previsto. Isso é considerado baixo para executar os projetos do Ministério e os programas governamentais, como proteção da mulher e combate à violência de gênero.
Leia também: Omar Aziz comenta viagem de Eduardo Bolsonaro à Dubai: “O verdadeiro Sheik Dudu Bolsonaro”
Em sua conta nas redes sociais, Damares se defendeu e disse estar indignada com a abertura desse inquérito.
"O orçamento foi empenhado com sucesso, mas é claro que não vou liberar dinheiro para o telhado da obra se a construtora não fizer antes as paredes. Em nossa gestão, o valor só é liberado fase por fase da realização da obra, do projeto ou do programa, com a devida prestação de contas e com relatórios. Só recebe dinheiro para a próxima etapa da obra após medição e conferência do que já foi feito”, disse a comandante da pasta.
Damares também negou que tenha usado apenas 44% da verba disponível, e afirmou que a execução passou os 98%, sendo tudo publicado.
Para finalizar, ela questionou onde estavam as pessoas que pediram a abertura do inquérito em governos passados. “Onde estavam os denunciantes quando dinheiro público era roubado ou desviado para outros países visando alimentar ditaduras de esquerda?”, questionou.
REDES SOCIAIS