Alessandro Vieira chama Bolsonaro de criminoso após investigações da CPI da Covid
Alessandro Vieira e Fabiano Contarato contaram o que descobriram em investigações na Comissão Parlamentar
18/10/2021 23h09
O Roda Viva desta segunda-feira (18) recebeu os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Fabiano Contarato (REDE).
A apresentadora Vera Magalhães perguntou aos senadores quais crimes o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será indiciado no relatório da CPI da Covid. Vieira começou respondendo.
“Crime de epidemia, agravado pelo resultado morte, me parece muito claro. Bolsonaro apostou na imunidade de rebanho natural, gerou uma aceleração da pandemia e teve milhares de mortes. Estudos indicam que poderiam se evitar de 120 a 400 mil óbitos. Você também tem o crime de responsabilidade na medida que nega o acesso a saúde pública e o direito a vida. Tem o crime contra a humanidade devido ao número de mortes evitáveis”, explicou o senador.
Ele também elencou alguns crimes de escala menor, como o desrespeito à medidas sanitárias e incitação ao crimes, quando ele propõe a população desrespeitar ordens de prefeitos e governadores.
Leia também: Alessandro Vieira critica Augusto Aras no Roda Viva: “Político vestido de Procurador-Geral da República”
Contarato destacou o crime de genocídio contra as populações indígenas. Na visão dele, há indícios que o crime foi cometido.
“Não foi uma decisão equivocada. Foi uma decisão criminosa. O conceito de dolo no Brasil é claro. Se o agente doloso quis o resultado, dolo aí é intenção, ou assumiu o risco de produzir o resultado. Então, ele agiu por omissão, e a relevância da omissão dele [Bolsonaro] é grave, e por dolo”, explicou Contarato.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Cezar Feitoza, repórter da rádio CBN; Júlia Schiaffarino, editora do Congresso em Foco; Renato Machado, repórter do jornal Folha de S. Paulo em Brasília; Rachel Vargas, repórter da CNN Brasil; Weslley Galzo, repórter e setorista do Supremo Tribunal Federal pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Assista ao trecho completo:
O programa vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS