Notícias

Após chamar Papa de "vagabundo", deputado bolsonarista pede desculpas

Frederico D'Avilla chamou o arcebispo Dom Orlando Brandes de "vagabundo safado, que se submete a esse Papa vagabundo também" no último dia 14


19/10/2021 16h46

Em carta aberta, o deputado bolsonarista Frederico D'Avila (PSL) pediu desculpas por discurso com ofensas ao Papa Francisco, à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e ao arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

A fala aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no último dia 14. D'Avilla chamou Dom Orlando Brandes de "vagabundo safado, que se submete a esse Papa vagabundo também", e afirmou que a CNBB é um "câncer que precisa ser extirpado". Ele também utilizou as expressões "gente nojenta", "CNBB imunda" e "pedófilos safados".

O discurso foi reação à fala do arcebispo no último dia 12, no Santuário de Aparecida. Dom Orlando Brandes afirmou que, para o Brasil "ser pátria amada, não pode ser pátria armada".

Leia também: Preço médio do gás de cozinha no Brasil ultrapassa os R$ 100, segundo a ANP

Frederico D'Avila classificou as ofensas que proferiu como "excesso" e afirmou que estava "inflamado por problemas havidos nos dias anteriores": "No dia 12 de outubro, por pouco, fui vítima de homicídio por um assaltante em frente à minha esposa e filhos na cidade de São Paulo".

"Meu pronunciamento, que admito ter sido inapropriado e exagerado pelo calor do
momento, se deu em resposta a alguns líderes religiosos que ultrapassam os limites da
propagação da fé e da espiritualidade para fazer proselitismo político. Reitero que desculpo-me
pelas palavras e exagero", continua o texto do deputado. Ele diz que reagiu a "injustas agressões contra o presidente da República". O presidente Jair Bolsonaro não foi citado na fala de Dom Orlando Brandes.

Em documento entregue à presidência da Alesp ontem (18), a CNBB solicita punição ao deputado e afirma que entrará com ação na Justiça por conta do ocorrido

Leia mais: Renan Calheiros sugere o indiciamento de 70 pessoas e duas empresas em relatório da CPI da Covid

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças