Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Juliana Leal/Alesp
Juliana Leal/Alesp

Em carta aberta, o deputado bolsonarista Frederico D'Avila (PSL) pediu desculpas por discurso com ofensas ao Papa Francisco, à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e ao arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

A fala aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no último dia 14. D'Avilla chamou Dom Orlando Brandes de "vagabundo safado, que se submete a esse Papa vagabundo também", e afirmou que a CNBB é um "câncer que precisa ser extirpado". Ele também utilizou as expressões "gente nojenta", "CNBB imunda" e "pedófilos safados".

O discurso foi reação à fala do arcebispo no último dia 12, no Santuário de Aparecida. Dom Orlando Brandes afirmou que, para o Brasil "ser pátria amada, não pode ser pátria armada".

Leia também: Preço médio do gás de cozinha no Brasil ultrapassa os R$ 100, segundo a ANP

Frederico D'Avila classificou as ofensas que proferiu como "excesso" e afirmou que estava "inflamado por problemas havidos nos dias anteriores": "No dia 12 de outubro, por pouco, fui vítima de homicídio por um assaltante em frente à minha esposa e filhos na cidade de São Paulo".

"Meu pronunciamento, que admito ter sido inapropriado e exagerado pelo calor do
momento, se deu em resposta a alguns líderes religiosos que ultrapassam os limites da
propagação da fé e da espiritualidade para fazer proselitismo político. Reitero que desculpo-me
pelas palavras e exagero", continua o texto do deputado. Ele diz que reagiu a "injustas agressões contra o presidente da República". O presidente Jair Bolsonaro não foi citado na fala de Dom Orlando Brandes.

Em documento entregue à presidência da Alesp ontem (18), a CNBB solicita punição ao deputado e afirma que entrará com ação na Justiça por conta do ocorrido

Leia mais: Renan Calheiros sugere o indiciamento de 70 pessoas e duas empresas em relatório da CPI da Covid