Notícias

CPI da Covid decide retirar de relatório final acusação de genocídio contra Bolsonaro

Previsão de indiciamento do presidente por homicídio qualificado também foi retirada; Leitura do relatório final acontece nesta quarta-feira (20)


20/10/2021 08h10

O grupo majoritário da CPI da Covid decidiu na noite desta terça-feira (19) retirar do relatório final o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela prática de suposto crime de genocídio de indígenas e por homicídio qualificado. Os outros crimes atribuídos ao chefe do Executivo estão mantidos no documento.

A decisão foi tomada durante jantar na casa do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), do qual participaram os senadores do chamado G7 — grupo de parlamentares opositores e considerados independentes ao governo federal. 

"A questão do genocídio está pacificada e deverá ser retirada do relatório. Estamos discutindo agora as tipificações em relação ao presidente Bolsonaro", declarou o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), ao deixar a reunião.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ao lado do relator Renan Calheiros (MDB-AL), também afirmou que será retirado o crime de “homicídio” , para dar lugar para “epidemia resultando em morte”.

“Nós optamos pelo tipo penal de epidemia com resultado morte, que eleva a pena do responsável por esse crime de 20 para 30 anos”, afirmou Randolfe.

Outro detalhe debatido envolve o senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ). Os senadores decidiram que ele deixa de responder por advocacia administrativa. O parlamentar ainda será indiciado por incitação ao crime e improbidade administrativa.

O texto final da CPI deve indiciar cerca de 70 pessoas e duas empresas. Entre os nomes estão o presidente Jair Bolsonaro, seus filhos Carlos, Flavio e Eduardo Bolsonaro, além de ministros como o da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, o do Trabalho Onyx Lorenzoni e da Defesa Walter Braga Netto, também dos ex-ministros da Saúde Eduardo Pazuello e da Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A leitura do relatório elaborado pelo relator da comissão está prevista para acontecer durante sessão desta quarta-feira (20).

Leia também: Caixa começa a pagar 7ª parcela do auxílio emergencial a trabalhadores fora do Bolsa FamíliaCovid-19: São Paulo aplica 3ª dose em profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças