Notícias

Ex-assessor de Trump, Steve Bannon é denunciado por desacato criminal

O maior articulador da campanha presidencial em 2016 foi denunciado pelo comitê especial que investiga a invasão do Capitólio


20/10/2021 15h05

O comitê de legisladores dos EUA, responsáveis por analisar a invasão ao Capitólio em janeiro deste ano, decidiu nessa terça-feira (19) denunciar o ex-assessor de Donald Trump, Steve Bannon, por desacato criminal. Ele se recusou a prestar depoimento, o que, segundo o comitê interfere diretamente com as investigações.  

O comitê consiste em uma comissão bipartidária - ou seja, composta por republicanos e democratas - responsável por averiguar o envolvimento de Donald Trump na invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro deste ano, que aconteceu  em meio a contagem de votos que deu vitória a Joe Biden.

Considerado o maior estrategista da extrema-direita, Steve Bannon é considerado um dos grandes articuladores da campanha presidencial de Donald Trump que resultou em sua ascensão ao poder em 2016. Segundo a comissão, apesar de ter sido afastado pelo republicano, Trump teria consultado Bannon antes dos protestos que antecederam a invasão. 

Leia mais: São Paulo inicia nova fase do Corujão da Saúde com foco em oftalmologia nesta quinta-feira (21)

Depois do parecer do comitê, a decisão deve ser julgada pela Câmara - de maioria democrata - e, finalmente, repassado ao Departamento de Justiça. Então, o procurador-geral , Merrick Garland, terá de decidir se processará Bannon, com possibilidade de até um ano de prisão. 

Muitas vezes comparado a Olavo de Carvalho, se tratando de "gurus" presidenciais, Bannon também está envolvido com Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores. Atualmente, ele é investigado pela Polícia Federal por incentivar a disseminação de notícias falsas e tentativas de interferir nas eleições de 2022 - que devem escolher o novo presidente do Brasil. 

Veja reportagem completa do Jornal da Tarde: 


Leia também: Estudo da ONU denuncia aumento na produção de combustíveis fósseis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças