Notícias

Amazônia registra o pior índice de desmatamento em dez anos no mês de setembro

A maior floresta tropical do mundo perdeu 1.224 km² neste mês, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia


21/10/2021 12h25

A Amazônia perdeu 1.224 km² neste mês de setembro, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Esta é a pior marca para o mês em dez anos. A área desmatada equivale a cidade do Rio de Janeiro.

A maior floresta tropical do mundo registrou, só neste ano, seis meses com recordes de área destruídas em uma década. Março, abril, maio, julho e agosto atingiram o maior pico de desmatamento desde 2012. De janeiro a setembro deste ano a área desmatada chegou a 8.939 km².

O Pará é o estado com maior índice de área desmatada. Cerca de 39%, o que equivale a 439 km². Os municípios de Portel, Pacajá, São Félix do Xingu e Itaituba concentram 35% do desmatamento na região.

A pesquisadora do Imazon Larissa Amorim apontou medidas que precisam ser tomadas pelo Brasil para conter o avanço do desmatamento.

“Um estudo do Imazon indicou que quase 30% da Amazônia Legal é formada por terras públicas que ainda não possuem um uso definido. Ou seja, para reduzir o desmatamento, também é necessário torná-las áreas protegidas, como terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas”, explica Larissa.

Para a pesquisadora, os resultados podem prejudicar a imagem do país na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26), que ocorre a partir do dia 31 de outubro em Glasgow, na Escócia.

“A intensificação do desmatamento na Amazônia Legal não favorece a imagem do Brasil na COP-26. É necessário que o país adote urgentemente medidas significativas para combater o desmatamento e, consequentemente, reduzir as emissões dos gases de efeito estufa”, afirma.

Leia mais: Talibã decapita jogadora de vôlei por não usar véu e ter descendência Hazara;Relatório final da CPI: “O presidente nunca se acha responsável por nada”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças