Comissão de Educação aprova projeto que limita o número de alunos em sala de aula
PL 4731/12 estabelece 25 como o máximo de alunos na pré-escola e 35 nos demais anos do ensino fundamental e médio
21/10/2021 15h44
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (21), o Projeto de Lei 4731/12 do Senado, que estabelece 25 como o máximo de alunos na pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental e 35 nos demais anos do ensino fundamental e médio.
O texto apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A relatora e deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) foi favorável ao projeto e contrário às propostas apensadas (PLs 6924/13, 4628/16 e 1188/19) e às emendas apresentadas à comissão.
Leia também: Cebolas importadas originaram surto de salmonela em 37 estados dos EUA, diz CDC
"Turmas menores são frequentemente vistas como benéficas porque possibilitam aos professores oferecerem um atendimento mais individualizado aos alunos, mais atento a suas necessidades específicas no processo de aprendizagem", avaliou a relatora.
Alice destacou que, no Brasil, há diferenças consideráveis no número de alunos por sala em cada região. "Se tomarmos apenas o ensino médio ofertado em redes públicas, temos uma variação de 27,1 alunos por turma na região Sul a 33,3 alunos por turma na região Nordeste", citou.
Leia também: Alexandre de Moraes determina prisão preventiva de Allan dos Santos
A proposta agora será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
REDES SOCIAIS