Notícias

Dilma estava certa?: RN fecha parceria com empresa para estocar energia eólica

Fala da ex-presidente sobre o tema gerou memes e piadas nas redes sociais; potencial do projeto gira em torno de 400 megawatts de energia verde gerados até 2024


21/10/2021 20h09

A fala da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015 sobre “estocar vento”, durante uma entrevista coletiva nas Nações Unidas sobre formas de energia limpa, gerou memes e piadas pelas redes sociais, no entanto, a teoria não é nada fora da realidade. Na verdade, ela existe e fará parte de um projeto no estado do Rio Grande do Norte.

Nesta terça-feira (21), o governo assinou um Memorando de Entendimentos (MoU) com a EV Brasil, representante da empresa suíça Energy Vault AS, para o desenvolvimento de uma iniciativa para o armazenamento gravitacional de energia verde de grande escala e longo prazo. O conceito basicamente se refere à estocagem da energia eólica.

O CEO da EV Brasil, João Fernandes, explica que a tecnologia de armazenamento de energias limpas é importante visto que fontes como a eólica e a solar são intermitentes, ou seja, nem sempre há vento ou luz solar para gerar eletricidade. “Isso exige o desenvolvimento de soluções de armazenamento confiáveis ​​e flexíveis. Nossa solução tem uma eficiência de ciclo energético de 80 a 85%, uma vida útil de mais de 35 anos, sem geração de resíduos químicos e sem degradação de sua capacidade de armazenamento ao longo do tempo”, comenta.

Leia Também: Secretários do Tesouro e Orçamento pedem demissão a Paulo Guedes

De acordo com a empresa, o potencial do projeto gira em torno de 400 a 600 megawatts de energia verde gerada no Rio Grande do Norte até 2024.

“O Rio Grande do Norte continua liderando o ranking nacional de geração eólica e agora assume mais uma posição de vanguarda, tornando-se o primeiro estado brasileiro e um dos primeiros da América Latina a adotar novas soluções tecnológicas para armazenamento de energia em larga escala”, declarou a governadora Fátima Bezerra (PT).

A tecnologia para a estocagem da energia produzida forma eólica elaborada pela Energy Vault recebeu o prêmio 'Technology Pioneer 2020' do Fórum Econômico Mundial (Davos) e funciona com a utilização de blocos de concreto ​​empilhados em torres de até 120 metros de altura para armazenar energia potencial gravitacional.

Leia Também: Reforma da Previdência Municipal causa protestos na Câmara de São Paulo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças