Notícias

No Linhas Cruzadas, Pondé critica burocracias do MEC: “Uma catástrofe”

Edição falou sobre alguns problemas da educação brasileira atualmente


21/10/2021 22h45

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (21) falou sobre a educação no Brasil. Um dos tópicos abordados pelo programa foi a burocracia existente no sistema de ensino. Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé discutiram o tema.

Leia mais: Tabata Amaral explica por que Brasil não prioriza educação: “você não valoriza aquilo que nunca teve”

Para Pondé, essa burocracia atrapalha as instituições. “O MEC é uma tragédia, uma catástrofe. Na pós-graduação é a Capes. Você passa mais tempo fazendo relatório e se preocupando em servir a sua majestade, a Capes, do que fazendo qualquer outra coisa que importa”.

Thaís perguntou ao filósofo qual o real propósito desses processos burocráticos.

“Na pós-graduação, mestrado e doutorado é avaliar e garantir a produtividade, mas todo mundo sabe que esses métodos são mais ou menos, porque o que os professores fazem é aquilo que os ingleses chamam de ‘gaming’, você faz jogo para servir ao critério de avaliação, quando na realidade é falso”, respondeu Pondé.

Ele terminou sua resposta explicando que, na prática, essa rigorosidade não funciona, porque ao invés da universidade se preocupar com o ensino de qualidade, que geraria uma boa avaliação, ela se preocupa em como ir bem na avaliação e isso não gera qualidade na educação.

Veja o trecho completo:

Leia também: “O bolsonarismo inviabilizou qualquer reflexão sobre educação que não seja agregada à esquerda”, afirma Pondé

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças