Notícias

'Vai ferir um pouco o teto', diz Lira ao defender o programa Auxílio Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados disse que a medida é necessária para conter os efeitos da crise provocada pela pandemia no país


25/10/2021 13h06

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o Auxílio Brasil nesta segunda-feira (25). O programa, criado pelo Governo Federal para substituir o Bolsa Família, é uma das principais estratégias do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para conquistar a reeleição.

Segundo Lira, a proposta fere "um pouco" o teto de gastos, mas é necessária para conter os efeitos da crise provocada pela pandemia no país.

"Precisamos criar esse programa temporário, esse programa vai ferir um pouco o teto, como feriu ano passado, com a PEC da guerra nós ultrapassamos o teto em 700 bilhões de reais. Esse ano, se a conversa fosse clara, de 30 ou 40 bilhões, isso nada impactaria as finanças de um país que tem uma arrecadação de mais de 200 bilhões", disse Lira.

O parlamentar ainda criticou o Senado Federal por não colocar em votação o projeto que altera as regras do imposto de renda.

"Não é a saída que eu desejaria, não é a saída que eu sempre defendi, mas é a saída possível por falta de apreciação do Senado do Imposto de Renda, que traz um conceito correto de se taxar dividendos de quem mais ganha no país e exonerar os impostos das empresas que geram emprego e renda no país."

Bolsonaro enviou ao Congresso a Medida Provisória (MP) que cria o Auxílio Brasil no dia 10 de agosto. A proposta prevê um benefício no valor de R$ 400. A medida tem força de lei, mas precisa da aprovação de deputados e senadores em até 120 dias para valer.

Leia mais: Primeiro-ministro do Sudão é mantido em prisão domiciliar por militare;Profissionais da educação avaliam volta obrigatória das aulas presenciais em SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças