Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook @jairbolsonaro
Reprodução/Facebook @jairbolsonaro

A bancada do PSOL na Câmara, junto com o deputado Túlio Gadelha (PDT/PE), protocolaram nesta segunda-feira (25) uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por ter associado as vacinas contra a Covid-19 ao desenvolvimento de AIDS. A declaração aconteceu durante a live semanal na última quinta-feira (21).

A deputada Talíria Petrone (PSOL/RJ) usou as redes sociais para explicar sobre o documento. “Pela mentira que associa as vacinas contra Covid ao HIV/Aids. Esse genocida não pode sair impune de um absurdo como esse", publicou.


No documento protocolado pelos deputados, Bolsonaro é acusado de cometer infração de medida sanitária preventiva voltada a proteger a "incolumidade pública no que concerne à saúde da coletividade".

Leia também: 'Absurda, trágica, falsa, mentirosa e grotesca', diz presidente do Conass sobre live de Bolsonaro

A notícia-crime também cita artigo do Código Penal relacionado ao perigo para a vida ou saúde de outrem por "clara exposição da população brasileira ao vírus, ao propagar mentiras sobre a vacina". Também afirmam que o presidente cometeu "clara violação do princípio da moralidade, com orientação contrária à Constituição Federal”.

Em outro trecho do documento, os parlamentares afirmam o quão grave é Bolsonaro divulgar informação falsa para a população. "O presidente da República mentir sobre a vacinação —utilizando um site conspiracionista e conhecido pelas fake news, além de um ato criminoso, é um absoluto desrespeito para com o país e com as famílias enlutadas", fala o documento.

"Todos esses fatos trazidos à baila deixam claro que há em curso um amplo e sistemático modelo de disseminação de fake news que, aliado ao recrudescimento autoritário, tem graves consequências para a democracia brasileira e que coloca em risco a vida da população”, completam.

Notícia-crime no relatório da CPI da Covid

Senadores da CPI da Covid indicaram que irão incluir as últimas declarações de Bolsonaro no relatório final da comissão.

No último domingo (24), o senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) afirmou que vai pedir CPI que enviasse ao STF a notícia falsa associando vacinas contra Covid à Aids.

“Apresentei requerimento para que a CPI oficie o STF apontando a reiteração flagrante de cometimento de crimes por parte de Bolsonaro. A democracia brasileira precisa urgentemente aprender a lidar com um PR que comete crimes em série”, disse o senador em suas redes sociais.