Relembre a participação da economista Maria da Conceição Tavares no Roda Viva
Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Unicamp veio ao programa em 1995
25/10/2021 17h51
Em 1995, o programa Roda Viva recebeu ao seu centro a economista Maria da Conceição Tavares, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Unicamp e uma das mais respeitadas figuras da área econômica.
Portuguesa naturalizada brasileira, Maria ficou 20 anos fazendo oposição, e surpreendeu ao elogiar o plano econômico do ministro Dilson Funaro quando José Sarney era presidente. Mas não demorou muito, voltou a ser crítica implacável dos planos e dos governos seguintes. Se elegeu deputada federal pelo PT carioca e suas ideias e polêmicas foram ao Congresso Nacional.
Leia também: “Temos um delinquente na presidência da República”, diz Randolfe Rodrigues
Com apresentação de Matinas Zukuki Jr, participaram da bancada o jornalista Rui Xavier, coordenador de política do grupo Estado; Carlos Alberto Sardenberg, repórter especial da Folha de S. Paulo; Leonel Rocha, subeditor de Economia da revista Veja; Carlos Marques, editor de Economia da revista IstoÉ; Marco Antônio de Resende, diretor de redação da revista Vip/Exame; José Paulo Kupfer, editor-chefe do jornal Zero Hora; e o economista Álvaro Zini Júnior, professor de economia internacional da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.
A economista abordou assuntos como o distinção da economia entre direita e esquerda. “A economia que não se preocupa com a justiça social é uma economia que condena os povos a uma brutal concentração de renda, ao desemprego e à miséria", disse Maria da Conceição Tavares.
Veja a resposta completa:
Leia também: Mary Robinson é a entrevistada do Roda Viva da próxima segunda-feira (25)
A economista também falou sobre a independência do Banco Central. Assista ao trecho:
REDES SOCIAIS