Ex-comissária da ONU culpa redes sociais por disseminação de fake news sobre mudanças climáticas
Mary Robinson foi o centro do Roda Viva e falou sobre o combate as fake news relacionadas ao clima
25/10/2021 23h43
A ex-presidente da Irlanda Mary Robinson foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (25).
O jornalista Leonardo Sakamoto quis saber as principais ferramentas de combate das fake news relacionadas a mudanças climáticas. Robinson se diz surpresa com a quantidade de desinformação sobre esse assunto e coloca parte da culpa nas redes sociais.
“Acho muito chocante que as fake news sejam tão divulgadas. Acho que as redes sociais têm uma grande responsabilidade, e não estão assumindo. Esse é outro assunto, mas é algo que precisa ser abordado”, disse a ex-presidente da Irlanda.
Robinson também afirma que é impossível existir um bom governo sem fatos objetivos. Ela explica que é comum as pessoas discordarem sobre determinados assuntos, mas não poder ser normal as pessoas lutaram contra fatos da natureza.
Leia também: Mary Robinson pede que países ricos compartilhem tecnologia com os mais pobres
Como exemplo de seu argumento, citou a pandemia da Covid-19. Muitas pessoas ignoraram as vacinas e as máscaras, o que acabou custando muitas vidas.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Claudio Angelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima; Renata Machado Tupinambá, jornalista, roteirista e fundadora da produtora indígena Originárias Produções; Leonardo Sakamoto, colunista do portal UOL; Cristina Serra, colunista da Folha de S. Paulo; Giovana Girardi, jornalista especializada na cobertura de ciência e meio ambiente.
Assista ao programa completo:
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS