Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A ex-presidente da Irlanda Mary Robinson foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (25).

O jornalista Leonardo Sakamoto quis saber as principais ferramentas de combate das fake news relacionadas a mudanças climáticas. Robinson se diz surpresa com a quantidade de desinformação sobre esse assunto e coloca parte da culpa nas redes sociais.

“Acho muito chocante que as fake news sejam tão divulgadas. Acho que as redes sociais têm uma grande responsabilidade, e não estão assumindo. Esse é outro assunto, mas é algo que precisa ser abordado”, disse a ex-presidente da Irlanda.

Robinson também afirma que é impossível existir um bom governo sem fatos objetivos. Ela explica que é comum as pessoas discordarem sobre determinados assuntos, mas não poder ser normal as pessoas lutaram contra fatos da natureza.

Leia também: Mary Robinson pede que países ricos compartilhem tecnologia com os mais pobres

Como exemplo de seu argumento, citou a pandemia da Covid-19. Muitas pessoas ignoraram as vacinas e as máscaras, o que acabou custando muitas vidas.

Assista ao trecho completo:






Participaram da bancada de entrevistadores Claudio Angelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima; Renata Machado Tupinambá, jornalista, roteirista e fundadora da produtora indígena Originárias Produções; Leonardo Sakamoto, colunista do portal UOL; Cristina Serra, colunista da Folha de S. Paulo; Giovana Girardi, jornalista especializada na cobertura de ciência e meio ambiente.

Assista ao programa completo:

O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.