Notícias

Princesa do Japão anuncia casamento com plebeu e perde status de realeza

Mako conheceu o marido na universidade e tinha a cerimônia planejada para 2018


26/10/2021 09h30

A Princesa Mako, do Japão, perdeu seu status de realeza ao se casar com seu namorado de faculdade, que é considerado “plebeu”, Kei Komuro. O pronunciamento foi feito em uma coletiva de imprensa em um hotel de Tóquio nesta terça-feira (26).

Há anos, o relacionamento é alvo de críticas. Mako e Komuro se conheceram na universidade há uma década e tinham o casamento planejado para 2018. Porém, os planos foram adiados quando a mídia japonesa revelou um escândalo financeiro envolvendo a mãe do noivo.

Sobrinha do imperador Naruhito, Mako foi descrita pela agência da família imperial, recentemente, como vítima de um complexo transtorno de estresse pós-traumático. De acordo com especulações, sua saúde está supostamente relacionada com a decisão do casal de fazer a declaração e redigir respostas por escrito para os jornalistas, evitando pronunciamentos verbais.

O casal não teve uma cerimônia formal ou ritos tradicionais dos casamentos imperiais. Em meio a acusações de desperdício do dinheiro dos contribuintes, eles próprios pagaram pelo local da coletiva de imprensa.

O pai de Mako, príncipe herdeiro Akishino, teria se oposto a um casamento real tradicional por medo da rejeição do público. Mako tem mestrado na Universidade de Leicester e recusou o pagamento que é tradicionalmente dado às mulheres que renunciam o status real ao se casarem, cerca de ¥140 milhões (US$ 1,23 milhão).

Leia mais: Após seis meses, CPI da Covid vota relatório final de Renan Calheiros nesta terça; Falha no Metrô SP: roubo de cabos afeta circulação de trens nesta terça-feira (26)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças