Comitê de Emergências da OMS diz que pandemia está “longe de ter acabado”
Órgão reconhece que houve avanços na luta contra o vírus, mas ainda não acabou
26/10/2021 16h27
O Comitê de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta terça-feira (26) que a pandemia está “longe de acabar” e pediu para todos os países considerarem aplicar todas as vacinas aprovados pelo órgão.
“Embora tenhamos progredido graças a um uso maior das vacinas contra a Covid-19 e seus tratamentos, a análise da situação atual e dos modelos de previsão indicam que a pandemia está longe de ter acabado”, disse o Comitê após encontro.
O Comitê também afirmou que “a pandemia constitui um fato extraordinário que continua prejudicando a saúde das populações de todo o mundo, apresenta um risco de propagação internacional e de perturbação do tráfego internacional e precisa de uma resposta internacional coordenada".
Outro assunto debatido foi a vacinação. A OMS segue sendo contra o passaporte da vacina para viagens internacionais, pois a distribuição do imunizante é desigual entre as nações.
Leia também: Flavio Bolsonaro critica relatório da CPI da Covid e diz que “qualquer estagiário” arquivaria
Além disso, pediu para os governos aprovarem as vacinas que já receberam autorização de uso emergencial por parte da OMS. Foram aprovados a Moderna, Pfizer/BioNTech, Sinopharm, Sinovac, Johnson & Johnson e Astrazeneca.
REDES SOCIAIS