Notícias

Reunião sobre a crise humanitária do Afeganistão acontece no Irã

Os setes representantes dos países vizinhos buscam uma solução para crise e também defendem um governo inclusivo em Cabul


27/10/2021 10h23

Na manhã desta quarta-feira (27), teve início a reunião com os chanceleres que representam os vizinhos do Afeganistão. A conferência acontece em Teerã, a capital do Irã, e conta presencialmente com os representantes do Paquistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, enquanto China e Rússia participam por videoconferência.

Leia mais: Primo de Davi, Isaac Alcolumbre é solto após ser preso preventivamente pela PF

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, abriu a reunião expressando a esperança de que a reunião enviará uma ‘’mensagem conjunta com uma voz unida à comunidade internacional, aos estados regionais e o povo do Afeganistão’’.

Amirabdollahian afirmou o apoio a um novo governo inclusivo no Afeganistão. ‘’Devemos enfatizar que a responsabilidade pela segurança dos cidadãos afegãos e das fronteiras com os vizinhos é em primeiro lugar, do atual governo interino de Cabul’’.

Ele ainda observou que uma mensagem forte da reunião em Teerã sobre a necessidade da formação de um governo inclusivo no Afeganistão leva em consideração o papel do povo afegão na luta contra a ocupação e os desafios das últimas décadas.

O principal diploma iraniano também observou que muitos problemas no Afeganistão estão enraizados por conta de interferência estrangeira.

“Os EUA devem assumir em voz alta a responsabilidade pelas catástrofes que causaram no Afeganistão nas últimas duas décadas e devem tomar medidas sérias, além dos esforços feitos pela comunidade internacional para que a grande nação afegã supere os desafios, dores e misérias enfrentados pelo povo daquele país ”, afirmou Amirabdollahian.

Leia também: Ministros do TSE votam contra cassação da chapa de Bolsonaro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças