Notícias

Alesp aprova projeto que acaba com meia-entrada em eventos culturais e esportivos

O autor do texto, deputado Arthur do Val (Patriotas) diz que atendeu pedido do setor de eventos; Lei segue para sanção do governador João Doria (PSDB)


28/10/2021 09h09

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na noite desta quarta-feira (27) o Projeto de Lei (PL) 300/2020, que acaba com a meia-entrada em categorias específicas no estado. O texto foi aprovado em votação única e agora segue para a sanção do governador, João Doria (PSDB).

De autoria do deputado estadual Arthur do Val (Patriotas), o projeto estabelece a meia-entrada para pessoas entre zero e 99 anos. Na prática, ela se torna o valor padrão e coloca fim ao direito de pagar metade do valor para idosos e estudantes, virando o preço definitivo para todos.

O deputado alega que atendeu a "pedidos do setor". O texto inclui "salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento ou similares, promovidos por quaisquer entidades, públicas ou privadas, realizados em estabelecimentos públicos ou particulares". 

O benefício não é cumulativo. Arthur do Val falou em "acabar com distorção social" com a aprovação do projeto — mesmo a meia-entrada sendo uma forma de assegurar acesso à cultura, competência exigida pela Constituição Federal.

A meia-entrada é assegurada pela lei federal 12.933 de 2013, que concede o benefício para eventos do setor artístico, de lazer e esportivos para estudantes e jovens de baixa renda de 15 a 29 anos. 

O Estatuto da Juventude, também de 2013, assegura o direito, bem como o Estatuto do Idoso de 2003 que garante 50% do valor para "eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer".

Leia também: PF busca documentos da Precisa Medicamentos relacionados à compra da CovaxinLei Mari Ferrer: Senado aprova PL que protege vítima em julgamentos de crimes sexuais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças