Notícias

Bolsonaro é criticado ao visitar área de garimpo ilegal em terra indígena

O Conselho Indígena de Roraima publicou uma nota de repúdio contra a postura do presidente durante o evento


28/10/2021 09h08

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi criticado ao visitar uma região de garimpo ilegal em Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) na terça-feira (26). Em declaração, o político defendeu a legalização da atividade. A visita aconteceu na comunidade de Flechal, no município de Uiramutã, local de fronteira com a Venezuela.

Na ocasião, o presidente fez referência ao Projeto de Lei 191/20, que regulamenta a mineração e a “exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em reservas indígenas”.

Bolsonaro não mencionou os impactos ambientais do garimpo, mas reafirmou seu posicionamento. “Esse projeto não é impositivo. Diz: ‘se vocês quiserem plantar, vão plantar. Se vão garimpar, vão garimpar. Se quiserem fazer algumas barragens no vale do rio Cotingo, vão poder fazer'”.

O Conselho Indígena de Roraima publicou uma nota de repúdio à presença do presidente no local. “Repudiamos a presença do presidente. Ele não é bem-vindo na nossa terra”, destacou a publicação da organização representativa de 255 comunidades dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Sapará, Patamona, Ingaricó, Wai Wai, Yekuana e Yanomami.

“Também sobrevoaram a região do Rio Cotingo onde há vislumbre de construção de uma hidrelétrica, cujo projeto, que se arrasta há décadas, vai contra os interesses e a vida dos povos dessa região, pois sua construção pode provocar não só a destruição da comunidade Tamanduá, quanto de toda a biodiversidade e do modo de vida dos povos indígenas dessa região”, acrescentou.

Os líderes indígenas indicam que o projeto de lei facilitará as invasões e causará danos para as comunidades. O aumento dos garimpos ilegais durante o governo Bolsonaro já está afetando muitos povos, como, por exemplo, o yanomami, em Roraima.

A primeira deputada federal indígena, Joenia Wapichana também se manifestou nas redes sociais, acrescentando que a falta do uso de máscara e vacina durante a visita colocava os povos indígenas em vulnerabilidade.

Leia mais: "Café com racismo": Deputada do PSOL diz ter sido discriminada em pré-estreia de Marighella; Augusto Aras diz que CPI da Covid “produziu resultados” e que seguirá com investigações

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças