Randolfe Rodrigues aciona MPF para investigar Bolsonaro por ataques a jornalistas em Roma
Equipe de segurança do presidente usou violência contra profissionais da imprensa que tentaram fazer perguntas a ele após o fim da cúpula do G20
01/11/2021 15h48
Nesta segunda-feira (1º), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para uma abertura de inquérito e ajuizamento de Ação Civil Pública para investigar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por ataques a jornalistas.
No último domingo (31), após o fim da cúpula do G20, a equipe de segurança do presidente usou violência contra jornalistas que tentaram fazer perguntas a ele em Roma. Quando um repórter do Grupo Globo o questionou sobre a ausência no passeio na Fontana di Trevi, ele recebeu um soco no estômago e foi empurrado. Além dele, o repórter Jamil Chade, do grupo UOL, que estava filmando, também foi empurrado.
Leia mais: Jornalistas são agredidos por seguranças do presidente Jair Bolsonaro em Roma
“Note-se que o constrangimento ilegal, via gravíssima ameaça, foi repetido duas vezes, ao ponto de os jornalistas questionarem o presidente acerca de sua conduta. Considerado o comportamento pregresso do sr. Jair Bolsonaro, fica patente a intencionalidade em suas palavras”, escreveu Randolfe.
Além de pedir a investigação do caso, o senador também pediu a aplicação de multa a Bolsonaro.
Leia também: Polícia italiana usa canhões de água para conter manifestações contra Bolsonaro em Pádua
REDES SOCIAIS