Notícias

“Demitir por exigência de certificado de vacinação é absurdo” diz ministro do Trabalho

Onyx Lorenzoni publicou um vídeo em suas redes sociais sobre portaria demissão de trabalhadores por se recusarem a tomar a vacina contra Covid-19


01/11/2021 19h37

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou, nesta segunda-feira (1º), uma portaria que proíbe empresas de demitir trabalhadores que não estão vacinados contra a Covid-19O ministro Onyx Lorenzoni usou as redes sociais para falar sobre o tema. Segundo ele, “ameaçar de demissão, demitir, ou não contratar por exigência de certificado de vacinação é absurdo”. Ele considera a medida arbitrária.

Leia mais: Pela primeira vez desde abril de 2020, Brasil registra menos de 100 mortes por Covid-19 em 24h

De acordo com Lorenzoni, “vacinar ou não é uma decisão pessoal. Existem métodos como a testagem, as campanhas de incentivo, mas a discriminação não pode ser aceita”.

O documento editado afirma que não há motivo de justa causa para a rescisão do contrato de trabalho pelo empregador quando o funcionário não apresentar comprovante da vacina. "Considerando que a não apresentação de cartão de vacinação contra qualquer enfermidade não está inscrita como motivo de justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, nos termos do art. 482 da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943", diz o documento.

Leia também: Advocacia do Senado defende entendimento da CPI sobre quebra de sigilo de Bolsonaro


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19