Notícias

Copom avalia elevar ainda mais o ritmo de juros para conter a inflação

Informação consta na ata da reunião divulgada pelo Banco Central nesta terça-feira (3)


03/11/2021 09h19

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou nesta terça-feira (3) a ata da reunião informando que considerou cenários com "ritmos de ajuste maiores na taxa básica de juros" do que aqueles anunciados na última semana.

No comunicado, o Copom informou que elevou a taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual, de 6,25% para 7,75%. A elevação foi a maior desde dezembro de 2002.

"Prevaleceu, no entanto, a visão de que trajetórias de aperto da política monetária com passos de 1,50 ponto percentual, considerando taxas terminais diferentes, são consistentes, neste momento, com a convergência da inflação para a meta em 2022, mesmo considerando a atual assimetria no balanço de riscos", afirmou o BC.

O Copom aposta ainda em outra alta similar, para elevar a Selic a 9,25% ao ano diante dos “questionamentos relevantes em relação ao futuro do arcabouço fiscal atual”.

“Isso implica atribuir maior probabilidade para cenários alternativos que considerem taxas neutras de juros mais elevadas”.

Leia mais: Segundo negro a administrar a maior cidade dos EUA, Eric Adams é eleito prefeito de Nova YorkDF flexibiliza uso de máscaras em locais abertos a partir desta quarta-feira

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19