Notícias

Fantasia de 'enfermeira sexy' de Bruna Marquezine revolta Conselho Regional de Enfermagem

Em nota divulgada nas redes sociais, o Coren-SP afirmou que o uso do uniforme da profissão nessas ocasiões ‘desvaloriza o profissionalismo da enfermagem’


03/11/2021 12h15

A ideia da atriz Bruna Marquezine de se fantasiar de enfermeira para comemorar o halloween, celebrado neste último final de semana, arrancou elogios dos seguidores, mas não agradou o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Em nota publicada nesta terça-feira (2), em sua conta no Instagram, o conselho afirmou que “fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem”.

“A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião”, diz um trecho do texto.

Segundo o conselho, o tema já foi alvo de intervenções por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães acabaram se retratando "por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual".

O Coren-SP repudia ainda uma publicação da influenciadora Cátia Damasceno, que fez uma enquete em sua conta nas redes sociais para que seus seguidores escolhessem entre a fantasia de “mulher gata” ou de “enfermeira bem sexy”, e uma outra postagem da também influenciadora Thais Massa em que aparecia vestindo a roupa.

Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma”, afirmou o conselho.

Os registros da fantasia utilizada por Bruna Marquezine, que haviam sido postados nos stories, foram apagados, mas a atriz não se pronunciou sobre o episódio.

Confira o post completo do Coren-SP:

Leia também: Goleiro Bruno compra carro de R$80 mil apesar de dever R$ 3 milhões em pensão alimentícia para o filhoOMS aprova uso emergencial da vacina indiana Covaxin

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19