Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou ao país após viagem a Itália e fez criticas a participação da líder indígena Txai Suruí durante conversa com apoiadores nesta quarta-feira (3). Ele disse que o discurso foi para “atacar o Brasil”.

"Estão reclamando que eu não fui para Glasgow. Levaram uma índia, para substituir o [cacique] Raoni, para lá para atacar o Brasil. Alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil da Alemanha? Alguém já viu atacando a França porque lá a legislação ambiental não é nada perto da nossa? Ninguém critica o próprio país. Alguém viu o americano criticando as queimadas lá no estado da Califórnia. É só aqui”, disse o presidente.

Leia também: Especialista em Políticas Públicas do Observatório do Clima comenta participação brasileira na COP26

Suruí teve uma participação histórica na discursar na abertura da COP26. Diante das principais lideranças mundiais, ela defendeu a participação dos povos indígenas nas decisões da cúpula do clima. Além disso, ressaltou os efeitos do aquecimento global nas comunidades e lembrou de assassinatos de defensores do meio ambiente.

"Enquanto vocês estão fechando os olhos para a realidade, o guardião da floresta Ari Uru-Eu-Wau-Wau, meu amigo de infância, foi assassinado por proteger a natureza. Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática, por isso devemos estar no centro das decisões que acontecem aqui”, disse a indígena em seu discurso.

Histórico de Bolsonaro com lideranças indígenas

Txai é filha de Almir Suruí, uma das principais lideranças indígenas do Brasil e oposicionista de Jair Bolsonaro. Devido a criticas feitas ao governo longo, ele foi perseguido.

Na Assembleia-Geral da ONU de 2019, Bolsonaro fez criticas a outra liderança indígena, o cacique Raoni Metuktire, que também é contrário ao governo federal.