Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

As sessões de quimioterapia causam a perda de cabelos durante o tratamento contra o câncer, e especialmente em mulheres pode afetar diretamente a autoestima.

É comum que durante o processo elas deixem o cuidado de lado, com foco exclusivo na cura e não na aparência.

Mas, de acordo com a dermatologista e tricologista, Dra. Ana Carina Junqueira, o autocuidado pode ser uma ferramenta importante para impulsionar resultados positivos.

Leia também: Em média, seis a cada 10 crianças e adolescentes têm carteiras vacinais desatualizadas

“A perda de cabelo é uma das primeiras coisas com o que as mulheres se preocupam ao começar um tratamento quimioterápico, mas muitas vezes elas não se sentem no direito de pensar na própria aparência, frente a um quadro de saúde delicado”.

Ela destaca a importância em manter o cuidado estético, sendo apenas necessário seguir recomendações médicas, para evitar por exemplo, o uso de tinturas e alisamentos químicos.

Segundo a especialista, é possível optar por procedimentos como o “Scalp Cooling”, técnica de resfriamento do couro cabeludo. Ela funciona como uma touca gelada colocada no couro cabeludo, que minimiza as chances da perda de cabelo durante a quimioterapia ou enfraquecimento dos novos fios.

Leia também: Governo de SP diz que pedirá autorização da Anvisa para vacinar crianças entre 5 e 11 anos

“O tratamento, que é feito durante as sessões de quimio, age congelando as células capilares e impedindo que sejam vistas pelo quimioterápico como células más, além de causar um estreitamento dos vasos sanguíneos. O que reduz a absorção do medicamento contra o câncer na raiz dos folículos, no couro cabeludo”, explica.

Para as pacientes que já concluíram as sessões, opções como o laser fracionado não ablativo, terapia com led, uso tópico e oral de ativos como o minoxidil e a suplementação de vitaminas e minerais são opções indicadas pela médica para induzir crescimento saudável dos fios.

Ana ainda reforça que é possível combinar terapias para garantir bons resultados e recuperar ou minimizar a perda de fios, mas adverte que cada caso deve ser avaliado individualmente.