Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Museu da Língua Portuguesa
Reprodução/Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa, atualmente localizado na Estação da Luz, no centro de São Paulo, está organizando uma atividade virtual. A ideia é trazer um contexto histórico sobre esse marco arquitetônico, além de contar curiosidades e situá-lo no cotidiano das cerca de 350 mil pessoas que passam pela Estação diariamente.

O projeto será oferecido entre os dias 6 e 20 de novembro e para participar é necessário fazer uma inscrição pelo e-mail (agendamento@museulp.org.br) ou pelo telefone (11 4470-1515). A atividade tem caráter lúdico e irá trazer memórias, rupturas e continuidades vinculadas à Estação da Luz.

A Estação da Luz compõe a paisagem urbana de São Paulo há algum tempo. Construída em 1887, durante a economia cafeeira paulista, ela foi a primeira estação ferroviária a compor a “São Paulo Railway”, uma estrada que ligava Jundiaí ao porto de Santos e auxiliava no escoamento do café.

Leia mais: EUA exigem que grandes empresas garantam a vacinação contra Covid-19 de seus funcionários

Dez anos depois da inauguração, ela passou por um processo de reforma para que pudesse suportar a quantidade de transeuntes que passavam por lá diariamente. Reaberta em 1901, a obra foi protagonizada por engenheiros britânicos, sendo um importante marco da arquitetura clássica na capital paulista.

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006 e fechado em 2015, em decorrência de um incêndio. Foi reaberto em 2021, depois de cinco anos de renovações e reformas.

Por abrigar um patrimônio imaterial - um idioma - a instituição conta com instalações tecnológicas e imersivas: “O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção”, aponta o portal do museu.

A escolha da Estação da Luz para abrigar o museu também não é ao acaso. Além de importante marco histórico, o local já recebeu inúmeros imigrantes e migrantes, que trouxeram consigo suas diferentes variedades da língua portuguesa, suas regionalidades e peculiaridades, que tanto enriquecem o idioma.

Leia também: Polícia Federal realiza operação contra crimes de corrupção no Poder Judiciário de Alagoas