Congresso chileno aprova abertura do processo de impeachment contra Piñera
O presidente continua a exercer o cargo, mas não pode deixar o país durante o processo. Esta é a segunda vez que o caso é debatido pelos parlamentares.
09/11/2021 11h03
A Câmara de Deputados do Chile aprovou com 78 votos a 67, com 3 abstenções, a abertura do processo de impeachment contra o presidente Sebastián Piñera, na madrugada desta terça-feira (9). A oposição quer cassar o mandato por supostas irregularidades na venda de um projeto de mineração nas Ilhas Virgens Britânicas, que constavam nos Pandora Papers, investigação jornalística que divulgou documentos confidenciais.
Com 22 horas de duração, a maior parte da sessão foi do deputado Jaime Naranjo, que passou 15 horas lendo uma apresentação de 1.300 páginas com o objetivo de prolongar o debate até a madrugada, já que o voto decisivo pertencia a um deputado que estava isolado cumprindo quarentena por Covid-19 até a meia-noite.
A primeira vez que o Congresso do Chile debateu a destituição do presidente Piñera foi durante a onda de protestos de 2019. Nesta segunda vez, o Senado irá julgar a acusação. Durante o processo, o presidente continua a exercer o cargo, mas não pode deixar o país.
Veja a matéria completa do Jornal da Tarde:
Leia mais: Câmara de Campinas abre investigação sobre ofensa racial contra vereadora durante sessão; Caixa libera saques e transferências da 7ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em maio
REDES SOCIAIS