Lula não descarta chapa com Alckmin, nem confirma vice para 2022: ‘não estou discutindo ainda’
Declaração foi dada durante evento no Parlamento Europeu, em Bruxelas, nesta segunda-feira; o petista ainda não é pré-candidato à Presidência
15/11/2021 17h59
Nesta segunda-feira (15), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou no Parlamento Europeu, em Bruxelas, capital da Bélgica, onde foi questionado por jornalistas sobre ter o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) como vice-presidente na eleição presidencial de 2022.
Em resposta, o petista disse não ter candidatura confirmada, portanto ainda não pensa em um vice-presidente. “Já tenho 22 vices, oito ministros da Economia, quando ainda nem decidi ser candidato. O vice é uma pessoa que tem de ser levada muito a sério na relação com o presidente, porque o vice pode ser presidente. Podem acontecer muitas coisas”, comentou.
Ao falar sobre as especulações de uma possível chapa, ele negou que esteja em conversa com ex-governador, mas elogiou a relação com o tucano. “Tenho uma extraordinária relação de respeito com o Alckmin. Fui presidente quando ele foi governador, nós conversamos muito. Não há nada que aconteceu entre eu (sic) e o Alckmin que não possa ser reconciliado”, disse.
“Não estou discutindo vice ainda. (...) Quando eu definir ser candidato, aí sim, vou sair a campo para procurar alguém”, completou.
Leia também: Bolsonaro diz que espera se 'casar ou desfazer o noivado' com PL dentro de 'pouquíssimas semanas'
Na última sexta-feira (12), em conversa com a imprensa, Geraldo Alckmin afirmou “ficar honrado com a lembrança de seu nome”, porém disse que a decisão sobre a candidatura não é para agora. “A eleição não é no mês que vem. É em outubro do ano que vem, aí a gente vai chamar vocês e dar os novos caminhos. Não vai demorar muito”, respondeu.
Em agosto deste ano, Alckmin confirmou que estava de saída do PSDB, do qual ainda é filiado.
REDES SOCIAIS