Justiça nega pedido de afastamento de Danilo Dupas, presidente do Inep
Pedido foi realizado por entidades educacionais após servidores relatarem interferência do governo na realização do Enem
19/11/2021 14h05
Nesta sexta-feira (19), a Justiça Federal de Brasília negou o pedido de liminar para afastar o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entidades educacionais pediram o afastamento de Danilo Dupas após servidores relatarem interferência do governo na realização da prova. Na última semana, 35 funcionários do Inep pediram demissão do órgão.
Leia também: Desmatamento na Amazônia Legal Brasileira aumenta 22% e atinge novo recorde
Uma denúncia, revelada pelo jornal Folha de S.Paulo, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria solicitado ao ministro da Educação Milton Ribeiro que trocasse o termo ‘Golpe de 1964’ por ‘revolução’ na prova do Enem.
Milton Ribeiro negou a interferência de Bolsonaro no exame.
Leia também: FDA autoriza reforço das vacinas da Pfizer e Moderna em adultos nos EUA
Nesta semana, a presidência do Inep também tornou secreto o processo interno que aborda a permissão da entrada de um agente da polícia federal na sala segura do órgão, onde exames como o Enem são elaborados. Segundo servidores, a presença dessas autoridades na sala nunca havia acontecido.
Veja a matéria completa:
REDES SOCIAIS