Notícias

Brasil e Paraguai acertam conclusão de ponte para ligar os dois países

Bolsonaro e Benítez se reuniram no Palácio do Planalto nesta quarta; Os dois presidentes também discutiram sobre Itaipu


25/11/2021 09h22

Nesta quarta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu com o chefe do Executivo paraguaio, Mario Abdo Benítez, no Palácio do Planalto. Entre os temas abordados no encontro, está a construção da segunda ponte de ligação entre os dois países.

“Nesta visita de serviço, veio o nobre presidente do Paraguai tratar de vários assuntos conosco. Como, por exemplo, estaremos, se Deus quiser, concluindo a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem”, disse Bolsonaro.

A ponte, cuja construção está sendo financiada por uma parceria entre a empresa Itaipu Binacional e o governo do estado do Paraná, vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. Atualmente, a única ponte existente entre os dois países é a Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu à Cidade do Leste.

Ainda segundo Bolsonaro, nos próximos dias está prevista uma nova agenda entre os dois presidentes, para assinar outra ordem de serviço para obras de construção de uma terceira ponte entre os dois países. Essa sobre o Rio Paraguai, ligando as cidades de Porto Murtinho (MS) à Carmelo Peralta.

Outro tema discutido pelos dois presidentes diz respeito às negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que vencerá em 2023. O acordo assinado entre os países em 1973 foi o que viabilizou a construção de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. A revisão dos termos daqui a dois anos ocorre porque os dois governos terão quitado a dívida contraída para financiar a obra.

Leia também: MPF recomenda repressão emergencial a garimpo ilegal no rio Madeira, na AmazôniaAlemanha registra novo recorde de casos de Covid com quase 67 mil nas últimas 24 horas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19