Notícias

Anvisa recomenda restrições para voos vindos de 6 países africanos

Objetivo é impedir a entrada da nova variante B.1.1.529 identificada na África do Sul


26/11/2021 13h30

Em nota técnica publicada nesta sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o governo federal adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de seis países africanos em razão da identificação de uma nova variante do coronavírus na África do Sul, a B.1.1.529.

Os países citados pela agência são África do Sul, Botsuana, Eswatini (ex-Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

A Anvisa sugere a suspensão de todos os voos e da entrada de estrangeiros vindos desses países, além de quarentena para brasileiros ou residentes legais que tiveram passagem por essas regiões até 14 dias antes de terem voltado ao Brasil.

Por não haver voos diretos desses países para o Brasil, a agência recomenda a restrição de entrada de viajantes dessas áreas também por qualquer outro meio de entrada. 

No entanto, a efetivação das medidas depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ou seja, trata-se de uma recomendação por parte do órgão de saúde, e o governo federal não é obrigado a segui-la.

Leia também: Explosão de gás metano em mina de carvão na Rússia deixa 52 mortosMSD pede à Anvisa autorização de uso emergencial de comprimido para a Covid-19

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19