Em nota técnica publicada nesta sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o governo federal adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de seis países africanos em razão da identificação de uma nova variante do coronavírus na África do Sul, a B.1.1.529.
Os países citados pela agência são África do Sul, Botsuana, Eswatini (ex-Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
A Anvisa sugere a suspensão de todos os voos e da entrada de estrangeiros vindos desses países, além de quarentena para brasileiros ou residentes legais que tiveram passagem por essas regiões até 14 dias antes de terem voltado ao Brasil.
Por não haver voos diretos desses países para o Brasil, a agência recomenda a restrição de entrada de viajantes dessas áreas também por qualquer outro meio de entrada.
No entanto, a efetivação das medidas depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ou seja, trata-se de uma recomendação por parte do órgão de saúde, e o governo federal não é obrigado a segui-la.
Leia também: Explosão de gás metano em mina de carvão na Rússia deixa 52 mortos; MSD pede à Anvisa autorização de uso emergencial de comprimido para a Covid-19
REDES SOCIAIS