Notícias

Anvisa identifica Covid-19 em brasileiro vindo da África do Sul; Não há confirmação se é a cepa ômicron

Viajante já está em isolamento e caso está sendo monitorado por agências de saúde


28/11/2021 16h49

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste domingo (28) que um viajante brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para a Covid-19 ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Ainda não há confirmação se o caso é da variante ômicron. O paciente já está em isolamento e está vacinado, segundo a agência.

“A Agência fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo)”, diz a nota da Anvisa.

O passageiro chegou no Brasil na noite do último sábado (27) com um teste negativo e sem sintomas da doença. Porém, um novo teste RT-PCR foi feito no aeroporto e deu como positivo.

“Diante do resultado, a Agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso”, informou a Anvisa.

Leia também: Queiroga afirma que cuidados com cepa ômicron devem ser os mesmos das outras variantes

Diante o resultado, o infectado está em isolamento e cumpre quarentena em sua própria casa. Diante do cenário, órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso.

Até este momento, não há nenhum registro de casos da variante ômicron, segundo informações do sábado da Secretaria da Saúde de São Paulo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19