Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A assessora jurídica da Associação de Defesa Etnoambiental, Txai Suruí, e o coordenador do movimento indígena no estado, Almir Suruí, foram os entrevistados do Roda Viva desta segunda-feira (29).

Alice Pataxó relembrou sobre a PL 490 que determina que são terras indígenas aquelas ocupadas por povos tradicionais em 5 de outubro de 1988. A PL está em votação na Câmara dos Deputados e já passou pela Comissão de Justiça e Verdade.

Ativista pergunta como os povos que já vivem violência e ataques, e não possuem a ajuda do Governo contra o genocídio declarado, o que será vivido após a PL 490 ser aprovada.

Leia também: "Não vamos mais permitir que as decisões aconteçam sem a nossa presença", afirma Txai Suruí

Almir conta ainda ter esperança que o STF impeça que a PL seja aprovada: "Quando os políticos são anti-ambiental, anti-social e anti-direito dos povos indígenas, eles acham que estão prejudicando os povos indígenas. Eles estão prejudicando o futuro do Brasil”.

Assista o trecho completo:


Participaram da bancada de entrevistadores Alice Pataxó, comunicadora e ativista indígena; Natalie Unterstell, presidente da Talanoa, colunista da Reset e articulista da Americas Quarterly; Iury Lima, correspondente da revista Cenarium e repórter da TV Cultura; Daniela Chiaretti, repórter especial do Valor Econômico; Luana Genot, empresária e CEO do Instituto ID_BR.

Assista ao programa na íntegra: