Notícias

Prefeitura de SP faz busca ativa por população de rua para vacinação contra Covid-19

Ação é voltada para as pessoas que ainda não foram vacinadas ou que necessitam da dose de reforço


01/12/2021 08h45

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz nesta quarta-feira (1º) a busca ativa da população em situação de rua para aplicação da vacina contra a Covid-19. 

A ação acontece no Núcleo de Convivência São Martinho, no Belenzinho, Zona Leste da capital, e contará com as presenças do secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, e do padre Júlio Lancelotti.

O trabalho será realizado pelos funcionários das equipes do Consultório na Rua, de forma presencial, com orientações e informações para aqueles que ainda não foram vacinados ou que necessitam da dose de reforço.

Até a última sexta-feira (26), foram aplicadas 42.618 doses do imunizante em pessoas em situação de rua. Deste total, 20.360 como primeiras doses; 15.748 segundas doses; 5.850 doses únicas; e 660 doses adicionais.

Desde esta terça-feira (30), as pessoas que receberam a dose da vacina da Janssen há pelo menos dois meses podem se vacinar com a Pfizer.

Também estão sendo aplicadas a primeira dose (D1), a segunda dose (D2) e a dose adicional/de reforço (DA) para pessoas elegíveis (veja abaixo).

Estarão em funcionamento todos os postos de imunização contra Covid-19 da cidade: 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em 82 AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. Confira a lista completa dos endereços aqui.

Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.

Quem pode se vacinar?

Para a primeira dose, adolescentes a partir de 12 anos;

Para a segunda dose, pessoas que já completaram o intervalo necessário, de acordo com o imunizante utilizado;

Para a terceira dose, imunossuprimidos com mais de 18 anos e pessoas com viagem marcada para países que não aceitam duas doses de CoronaVac, que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias; pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos cinco meses; pessoas com mais de 18 anos, que tenham tomado a primeira dose da vacina da Janssen há pelo menos dois meses.

Leia também: Rio de Janeiro: Tiroteio faz Linha Amarela ser paralisada nesta manhãSabatina de André Mendonça na CCJ do Senado acontece nesta quarta-feira (1º)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19