Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

No Linhas Cruzadas desta semana, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé debateram sobre sexo, o último mito do ocidente. O programa conversou com o professor Martin Cezar Feijó para descobrir se a contracultura superestimou o sexo.

Leia mais: “Assédio sexual no trabalho não é sobre sexo, é sobre poder”, diz Pondé no Linhas Cruzadas

A contracultura foi um movimento libertário que teve seu auge na década de 60, cujo principal objetivo era romper com as normas e padrões culturais vigentes.

Para Feijó, a contracultura não só superestimou o sexo como criou esse conceito que nós conhecemos hoje. “Na verdade, a contracultura inventou o sexo e a revolução sexual [...] Essa geração é a mais bonita, a mais inteligente, a mais revolucionária e a mais mentirosa também. Tudo que se fala sobre sexo nos últimos 60 anos tem a ver com a questão da revolução sexual”, explicou.

Pondé explica que essa definição mencionada pelo professor é a crítica do escritor Michel Houllebcq à contracultura, mencionada anteriormente no programa. “É exatamente esse sexo idealizado como libertário, que se constituiu num discurso e política de comportamento, que ele (Houllebcq) trata como mito”.

Leia também: Linhas Cruzadas conta a origem da expressão "sexo, o último mito do ocidente"

Veja o trecho completo:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.