Notícias

Merkel recebe honras militares antes de deixar cargo de chanceler

Cerimônia é histórica visto que somente dois de seus antecessores a receberam


03/12/2021 15h45

A chanceler alemã Angela Merkel se prepara para deixar o cargo nas próximas semanas, possivelmente entregando-o ao social-democrata Olaf Scholz na próxima quarta-feira (8). Em um movimento de despedida, Merkel recebeu honras militares em uma cerimônia célebre que entra para a história.

A cerimônia, chamada deGroßer Zapfenstreich”, aconteceu na noite de ontem (2) e consiste na maior celebração militar do país. A ocasião é marcada por uma procissão de soldados com tochas, orquestra e a marcha oficial. Merkel ainda discursou brevemente, pedindo para que os alemães se mantivessem otimistas em relação ao futuro.

Muitos, inclusive críticos à Merkel, acreditam que sua saída deixa a Alemanha órfã. A chanceler ocupou o cargo durante 16 anos e se mostrou uma líder firme, inclusive durante a gestão da pandemia.

Leia mais: Comissão aprova punição para presidente e ministros por fake news em veículos oficiais

Durante a cerimônia, foram tocadas três músicas escolhidas a dedo por Merkel. Duas delas um tanto previsíveis - o hino cristão do século XVIII e uma canção popular da cantora alemã Hildegard Knef. A terceira, no entanto, surpreendeu os espectadores. A chanceler escolheu a música da década de 1970 interpretada pela cantora punk, Nina Hagen, considerada um ícone da Alemanha Oriental depois da queda do Muro de Berlim.

Aspecto pouco mencionado pela própria Merkel, a chanceler nasceu na cidade de Hamburgo em 1954, então pertence à República Democrática Alemã, o lado soviético do país durante a divisão instaurada após a Segunda Guerra Mundial. A escolha da música é um provável aceno a essas raízes.

A música de Hagen, intitulada “Du hast den Farbfilm vergessen” ("Você esqueceu o filme colorido", em português) foi considerada um hino da Alemanha Oriental e, apesar de não ter sido censurada, pode ser vista como uma crítica ao domínio soviético e a aparente escassez de filmes coloridos na região.

Veja reportagem completa:

Leia também: Revista divulga foto de deputado do PL manuseando suposto dinheiro do "orçamento secreto"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19