Notícias

Governo de SP lança centro de tecnologia móvel para levar inovação à comunidade escolar

Entrega da carreta “CIEBP Presente” aconteceu nesta quarta (8); capacidade é de 360 pessoas atendidas por dia


08/12/2021 14h34

Durante coletiva de imprensa desta quarta-feira (8), o governo do estado de São Paulo anunciou a entrega da carreta “CIEBP Presente” para a comunidade escolar de todo estado. A unidade móvel do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) atenderá, de forma itinerante, regiões que ainda não foram contempladas por uma unidade fixa do centro.

“Os alunos que terão acesso a esta carreta poderão utilizar tecnologia de ponta para desenvolver projetos de robótica e jogos digitais, entre outras atividades ligadas à inovação científica. Até abril do próximo ano, serão inaugurados mais 22 centros de inovação fixos em todas as regiões do estado, com o propósito de democratizar o acesso à tecnologia e inovação”, disse o governador do estado, João Doria.

Leia também: Governo de São Paulo doará 400 mil doses da vacina contra Influenza ao RJ

O “CIEBP Presente” conta com os mesmos equipamentos de uma unidade fixa, mas, como o espaço na carreta é menor, foi projetado para receber os professores e estudantes da região que estiver. A carreta de 11m x 4m, cedida pela Prodesp em regime de comodato, é um Centro de Inovação compacto, com copa, depósito e plataforma acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Além do espaço interno, o mobiliário também permite a utilização da área externa.

“Todas as 18 trilhas formativas que são oferecidas nos Centros de Inovação físicos também poderão ser realizadas na unidade móvel. Para tanto, uma equipe de cinco pessoas do CIEBP vai conduzir as atividades presenciais”, explicou Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP. “Um projeto deste porte é pioneiro no Brasil, além disso, complementa e fortalece a política pública do CIEBP de democratizar o acesso à tecnologia e inovação”, destacou.

A ideia é que o “CIEBP Presente” fique um mês em cada cidade para que os estudantes e professores da região possam conhecer. A capacidade de atendimento é de 360 estudantes e professores por dia e cerca de 6,4 mil estudantes por mês. Serão cinco professores especializados no atendimento.

Leia também: Com ampla maioria, congresso chileno aprova casamento gay

Foram investidos mais de R$ 222 mil em equipamentos e outros materiais para a ambientação do espaço. Após a entrega, a carreta segue para a cidade de Miracatu, onde ficará estacionada por cerca de 45 dias, seguindo para outras localidades do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e outras regiões do interior do estado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19