Notícias

Senado autoriza abertura de contas em moeda estrangeira para pessoas físicas

Hoje, permissão existe apenas para empresas que lidam diretamente com câmbio, como embaixadas, consulados e corretoras


09/12/2021 10h35

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) um projeto que cria novas regras para o mercado de câmbio. A proposta também abre caminho para que pessoas físicas tenham contas bancárias em moedas estrangeiras, como o dólar ou o euro. O texto segue para a sanção presidencial.

Hoje, a permissão existe apenas para determinadas empresas, como casas de câmbio e emissores de cartões de crédito. Caberá ao Banco Central regulamentar as contas em moeda estrangeira no país. As operações no mercado de câmbio podem ser realizadas livremente, sem limitação de valor. 

O texto diz também que a taxa de câmbio é "livremente pactuada" entre as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio e entre as instituições e os seus clientes.

Ainda segundo a proposta, o ingresso e a saída do país de moeda nacional e estrangeira devem ser realizados exclusivamente por meio de instituição autorizada a operar no mercado, a quem cabe identificar o cliente e do destinatário ou remetente. Essa regra, contudo, não se aplica ao porte, em espécie, de valores até US$ 10 mil ou o equivalente em outras moedas.

Leia também: Belford Roxo: Polícia inicia operação para finalizar apuração sobre morte dos três garotosO que leva uma pessoa a gostar da vida estressante?

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19