Ao contrário do que prometeu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os dados de vacinação na plataforma ConecteSUS seguem indisponíveis há cinco dias. "Acredito que até terça-feira, né? Pelo menos essa é a expectativa nossa", disse o chefe da pasta no domingo (12) durante evento em Brasília
O problema no ConecteSUS ocorreu depois de um ataque hacker no site do Ministério da Saúde na madrugada de sexta (10). Após isso, houve ainda ao menos uma nova tentativa com impacto na rede interna entre domingo (12) e segunda-feira (13).
O ataque de sexta afetou principalmente o acesso aos comprovantes de vacinação. Entretanto, o sistema de notificação de casos da doença também ficou prejudicado, atrapalhando a divulgação dos balanços diários do impacto da Covid-19 no Brasil.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Moreira da Cruz admitiu que a invasão deixou diversos sistemas da pasta instáveis, entre eles o de gerenciamento da fila de transplantes. Entretanto, a maioria foi restabelecida horas depois do crime, ao contrário dos comprovantes de vacinação.
Leia também: Auxílio Brasil é liberado a beneficiários com NIS final 4 nesta quarta-feira; Rio de Janeiro segue com aplicação da 3ª dose contra Covid em pessoas com 57 anos
REDES SOCIAIS