Supremo Tribunal Federal inicia votação sobre obrigatoriedade do passaporte sanitário
Determinação foi do ministro Luís Roberto Barroso, que já votou a favor de exigência
15/12/2021 10h22
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou à meia noite desta quarta-feira (15) a votação sobre a obrigatoriedade do comprovante da vacinação contra a Covid-19 para os viajantes que chegam ao Brasil. A determinação foi do ministro Luís Roberto Barroso, que já votou a favor de exigência.
Na decisão, consta que o passaporte sanitário só pode ser descartado caso o país do imigrante não tenha vacinas disponíveis, além de motivos médicos ou razões humanitárias excepcionais. Para Barroso, "há evidente perigo na demora" da imposição.
Leia mais: TSE unifica horário de votação para eleições de 2022
China retira embargo contra carne bovina do Brasil após suspensão da compra por meses
"Milhares de pessoas ingressam no Brasil por meio dos modais aéreo e terrestre, de modo que, a cada dia de não exigência de comprovantes de vacinação ou de quarentena, se agrava o risco de contágio da população brasileira", aponta o ministro.
A determinação vai de acordo com as medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Governo Federal havia definido o início da medida para o último sábado (11), mas o prazo foi adiado em uma semana após o site do Ministério da Saúde sofrer um ataque hacker.
REDES SOCIAIS