Notícias

STF forma maioria à obrigatoriedade do passaporte da vacina para entrar no Brasil

Seis ministros foram favoráveis a medida; Caso o viajante não tenha se vacinado, ficou determinado uma quarentena obrigatória de cinco dias


15/12/2021 17h56

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a obrigatoriedade do passaporte da vacina para viajantes que venham do exterior para o Brasil. A votação aconteceu na tarde desta quarta-feira (15).

No último sábado (11), Barroso determinou a obrigatoriedade da passaporte da vacina para quem vier do exterior para o Brasil. Como a decisão foi em cima de uma ação do partido Rede Sustentabilidade, era necessário a votação do restante dos ministros. Era possível manter ou derrubar a decisão.

O parecer foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

A votação termina às 23h59 da quinta-feira (16). Ainda faltam os pareceres dos ministros Nunes Marques, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. 

Leia também: Surto de gripe H3N2 atinge diversas capitais brasileiras e gera preocupação

Caso o viajante não tenha se vacinado, fica estabelecida a quarentena obrigatória de cinco dias, seguido de um teste de RT-PCR para a detecção da doença após o período de isolamento.

Na decisão, consta que o passaporte sanitário só pode ser descartado caso o país do imigrante não tenha vacinas disponíveis, além de motivos médicos ou razões humanitárias excepcionais. Para Barroso, "há evidente perigo na demora" da imposição.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19