Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @gabrielboric
Reprodução/Twitter @gabrielboric

Candidato da esquerda e ex-líder estudantil, Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile neste domingo (19) e deve assumir a posição em março de 2022. Aos 35 anos, ele é o presidente mais jovem da história do país.

A eleição, resolvida apenas no segundo turno, foi marcada por uma polarização política. A oposição de Boric era o candidato de extrema direita, José Antonio Kast (55), que obteve 44% dos votos, enquanto o esquerdista recebeu 55%.

No primeiro turno, ocorrido no dia 21 de novembro, a apuração de votos demonstrou que Boric estava atrás de Kast, com uma diferença de cerca de 2%.  

Depois da vitória de Boric ser anunciada, Kast usou sua conta no Twitter para parabenizar seu oponente. Na publicação, ele relata que ligou para o adversário, a fim de parabenizá-lo, e ressaltou: "O Chile está sempre em primeiro lugar". 

Leia mais: Lula e Alckmin se encontram em jantar com políticos em São Paulo

A eleição disputada foi marcada principalmente pelas visões extremamente opostas dos dois candidatos. Enquanto Kast é considerado um ultraconservador e fundou o Partido Republicano, vinculado à direita, Boric se identifica com à ala esquerdista, e sua eleição concretiza a coalizão entre a Frente Ampla e o Partido Comunista. 

Com a idade mínima - 35 anos - para disputar a corrida eleitoral, Boric coloca como sua principal crítica aos governos passados a economia essencialmente liberal, vigente desde os anos truculentos de ditadura do general Augusto Pinochet. 

Progressista no âmbito social, Boric procura estabelecer um estado de bem-estar social, de forma que todos tenham os mesmos direitos independente da renda. Durante sua campanha, ele prometeu desenvolver temas como o feminismo, a crise climática e o trabalho digno. 

Boric irá governar o país sob uma nova Constituição, que está no processo de ser elaborada. Ainda terá de lidar com a crise econômica, impulsionada pela alta na inflação.

Em 2019, o Chile teve uma efervescência de protestos, que reivindicavam mudanças sociais. Dessa forma, o antecessor de Boric, Sebastian Piñera, que acaba de escapar de um processo de impeachment, saí com alta rejeição entre a população. 

Leia também: “Pressa é inimiga da perfeição”, diz Queiroga sobre vacinação infantil contra Covid-19