Os finais de ano costumam registrar aumento no abandono de cães e gatos. Para conscientizar a população sobre a posse responsável dos animais domésticos, foi lançada a campanha ‘Dezembro Verde’.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, no Brasil existem em torno de 30 milhões de animais abandonados nas ruas. Entre eles, cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Maus tratos e abandono são considerados crimes que podem gerar multa e até prisão.
De acordo com o advogado de direito ambiental Roger Yabiku, em caso de maus tratos em relação a cães ou gatos a pena é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.
O abandono dos pets tende a piorar no período de pandemia, tendo em vista a crise financeira enfrentada pelos brasileiros. Mirian Ebert coordena a ONG ‘Adote um Focinho’, que trabalha com o resgate de animais domésticos. Segundo ela, apenas no último mês, foram 15 bichinhos resgatados.
Leia Também: SPTrans sugere reajuste de R$ 0,70 na tarifa de ônibus em reunião com CMTT
De acordo com a coordenadora da ONG, dos 150 cachorros sob os cuidados da instituição, a maioria vem de pessoas que, de uma hora para a outra, resolveu não ter mais a responsabilidade do cuidado. “A pandemia acelerou muito esse processo. De dez pessoas que vem aqui, sete querem doar o seu animal e três querem adotar. É uma situação muito triste”, relata.
“Adotar é um compromisso. Um compromisso que você assume por pelo menos 14 anos da sua vida. Se não estiver pronto para isso, compra um brinquedo de pelúcia e põe na sua casa”, comenta Mirian.
O advogado Roger Yabiku lembra que o estado de São Paulo conta com uma delegacia eletrônica para a proteção do animal. Ela pode ser acessada pelo endereço www.ssp.sp.gov.br/depa.
Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta quarta-feira (22) no Jornal da Tarde:
Leia Também: Lula chama Bolsonaro de psicopata: "Não se importa com as 600 mil vidas perdidas"
REDES SOCIAIS