Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Os finais de ano costumam registrar aumento no abandono de cães e gatos. Para conscientizar a população sobre a posse responsável dos animais domésticos, foi lançada a campanha ‘Dezembro Verde’.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no Brasil existem em torno de 30 milhões de animais abandonados nas ruas. Entre eles, cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Maus tratos e abandono são considerados crimes que podem gerar multa e até prisão.

De acordo com o advogado de direito ambiental Roger Yabiku, em caso de maus tratos em relação a cães ou gatos a pena é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

O abandono dos pets tende a piorar no período de pandemia, tendo em vista a crise financeira enfrentada pelos brasileiros. Mirian Ebert coordena a ONG ‘Adote um Focinho’, que trabalha com o resgate de animais domésticos. Segundo ela, apenas no último mês, foram 15 bichinhos resgatados.

Leia Também: SPTrans sugere reajuste de R$ 0,70 na tarifa de ônibus em reunião com CMTT

De acordo com a coordenadora da ONG, dos 150 cachorros sob os cuidados da instituição, a maioria vem de pessoas que, de uma hora para a outra, resolveu não ter mais a responsabilidade do cuidado. “A pandemia acelerou muito esse processo. De dez pessoas que vem aqui, sete querem doar o seu animal e três querem adotar. É uma situação muito triste”, relata.

“Adotar é um compromisso. Um compromisso que você assume por pelo menos 14 anos da sua vida. Se não estiver pronto para isso, compra um brinquedo de pelúcia e põe na sua casa”, comenta Mirian.

O advogado Roger Yabiku lembra que o estado de São Paulo conta com uma delegacia eletrônica para a proteção do animal. Ela pode ser acessada pelo endereço www.ssp.sp.gov.br/depa.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta quarta-feira (22) no Jornal da Tarde:

Leia Também: Lula chama Bolsonaro de psicopata: "Não se importa com as 600 mil vidas perdidas"