Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Reprodução/Flickr Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

A divulgação de notícias falsas está no centro da disputa pela vacinação infantil. A agência de checagem Lupa identificou a publicação de mentiras em perfis dos principais nomes da base governista.

A deputada Bia Kicis (PSL-RJ) publicou um vídeo em que aparece ao lado do médico José Nasser. Ele afirmou que um dos cientistas responsáveis pela vacina de RNA mensageiro, modelo do imunizante da Pfizer, teria relatado efeitos colaterais graves à aplicação dos imunizantes.

Segundo a agência Lupa, não há registro de qualquer comprovação científica sobre as críticas à vacina feitas por Nasser.

Outro parlamentar da base bolsonarista, o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal, republicou uma notícia originalmente divulgada por Mayra Pinheiro, ex-servidora do Ministério da Saúde. Ela afirma que os estudos sobre a vacinação infantil são escassos e que eles não têm boa qualidade metodológica, além de não demonstrar eficiência na redução de casos e mortes entre crianças.

Leia Também: "Não implica em decisões emergenciais", diz Queiroga sobre morte de crianças por Covid-19

A lupa destaca que a Pfizer conduziu estudos com o público entre cinco e 11 anos de idade, e que essas pesquisas foram reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde. Os testes identificam ainda que a vacina tem 90,7% de eficácia nessa faixa etária.

Nesta quinta-feira (23), o Ministério da Saúde abriu consulta pública que coletará manifestações da sociedade civil sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos. Especialistas da área da saúde criticam a decisão por se tratar de um assunto técnico.

Veja mais sobre o tema na matéria que foi ao ar esta quinta-feira (23) no Jornal da Tarde:

Leia Também: Taxa de internações em leitos para Covid é a maior em dois meses na Grande SP