Chuvas na Bahia: Saiba como ajudar as vítimas com doações
Campanhas pelo Brasil estão arrecadando alimentos, materiais de higiene, dinheiro e mais
27/12/2021 19h51
Segundo dados disponibilizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), as fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia nos últimos dias afetaram mais de 430 mil pessoas, causando inundações, enchentes e alagamentos. Até o momento, foram confirmados 20 óbitos em decorrência das chuvas.
Tendo em vista esse cenário, prefeituras, ONGs, líderes comunitários e mais iniciaram uma série de campanhas pelo Brasil com o objetivo de arrecadar alimentos, materiais de higiene, dinheiro, entre outros itens para auxiliar famílias afetadas pelas chuvas.
Conheça algumas dessas campanhas e saiba como contribuir.
ONG Ação da Cidadania
A ONG fundada pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho) está arrecadando doações em dinheiro através de transferências bancárias ou PIX, além de arrecadar alimentos, água, cobertores e materiais de higiene em Salvador.
Saiba mais:
Lideranças Pataxó
Líderes indígenas também têm se mobilizado para arrecadar doações e auxiliar os povos indígenas do sul e extremo sul da Bahia, como Pataxó HãHãHãe, Pataxó e Tupinambá. O jovem ativista Fabrício Titiah, por exemplo, disponibilizou algumas chaves PIX para essa arrecadação.
Prefeituras
Algumas das prefeituras das cidades atingidas pela chuva organizaram canais de doações, como a prefeitura de Itambé, Jequié e Santa Cruz da Vitória. Veja mais informações:
Corpo de Bombeiros Militar da Bahia
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está com pontos de doação pelo estado. O CBMBA não recebe doações em PIX ou transferência bancária.
Voluntárias Sociais da Bahia
O grupo Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e materiais de higiene e limpeza na sede das VSBA, localizada no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador.
Leia também: Governo de SP começa a imprimir carteira de vacinação para crianças; Ministério da Saúde diz que vacinação de crianças começará em janeiro
REDES SOCIAIS