A Prefeitura de Pará de Minas (MG), localizada a 83 quilômetros de Belo Horizonte, emitiu um alerta aos moradores para que deixem suas casas devido ao risco de rompimento da barragem hidrelétrica da Usina de Carioca. A região estava em estado de alerta com as fortes chuvas e a situação da represa foi classificada como crítica pelas autoridades.
Nas redes sociais, o prefeito Elias Diniz (PSD) relatou, na noite deste domingo (9), que o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, postos de saúde e pontos de abrigo já estavam mobilizados. “Este ainda é um momento de alerta total, pois os aguapés pesaram muito a barragem da Usina do Carioca”. Além disso, o prefeito evidenciou que ainda não é possível saber a situação da barragem de Benfica, em Itaúna, caso ocorra um 'efeito dominó'”.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas informou que está monitorando a barragem e que, até o momento da publicação do vídeo nas redes sociais, ainda não havia sinais de rompimento.
O alerta também foi feito para as regiões próximas, como Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.
Leia mais: São Paulo dá sequência à vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (10); Oito dos 10 mortos por queda de pedra gigante em Capitólio (MG) são identificados
REDES SOCIAIS